Aumentar fonte

7 de fev. de 2013

Dica de Saúde: TPM

Como melhorar os incômodos sintomas da TPM?
"Todos os meses o organismo da mulher passa por variações hormonais decorrentes dos hormônios estrógeno e progesterona, envolvidos na preparação do corpo para engravidar. O resultado é o aparecimento de alguns sinais, conhecidos como TPM (tensão pré-menstrual).
Nesse período, algumas mulheres ficam mais agitadas, têm oscilações de humor, crises de choro sem motivo aparente e, por apresentarem comportamentos mais agressivos, podem ter suas atividades diárias e seus relacionamentos prejudicados. Pode ocorrer também a queda de serotonina, hormônio responsável, entre outras coisas, pela regulação do humor.
Um dos fatores que contribuem para tornar esse período menos estressante é a alimentação. Especialistas aconselham alimentos como os carboidratos (cereais, pão, arroz integral e batata), distribuídos em pequenas porções no decorrer do dia. Alimentos ricos em magnésio, vitamina B6 e cálcio também melhoram os sintomas da TPM.

Os alimentos que podem ser bons aliados nesse período são:
• Lentilha, feijões, grão-de-bico, em razão do alto teor de carboidratos e proteínas ainda auxiliam a regular os níveis de açúcar no sangue;
• As vitaminas E e B6 são encontradas em frutos oleaginosos como amendoim, nozes, amêndoa;
• A vitamina A, o cálcio e o magnésio são encontrados na couve, brócolis e couve-de-bruxelas. Alimentos como cenoura e pimentão ajudam a reduzir a hipoglicemia;
• Fruta, além de regular a função intestinal, é uma boa opção para diminuir o desejo de comer doces;
• Folhas, como salsinha e salsão e frutas, como o abacaxi e a melancia, atuam como diuréticos, auxiliando na retenção de líquidos."

Texto: Patrícia Lopes, Equipe Brasil Escola
Foto: portonutri 

Receitas mais visitadas