Translate

26 de fev de 2010

Pavê Simples de Coco






















Ingredientes:
1 pacote de bolacha champagne
1 vidro de leite de coco

Umedeça as bolachas no leite de coco, forre a base de um refratário e alterne com camadas de creme. Termine com uma camada de biscoitos e cubra com a cobertura. 

Creme:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
2 gemas
1 colher de café de baunilha

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, até engrossar. Coloque em uma vasilha e reserve.

Cobertura:
2 claras em neve
4 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite
1 pacote de coco ralado
Cerejas para decorar

Bata as claras em neve e adicione o açúcar, até ficar em ponto de suspiro. Adicione o creme de leite sem soro, bata bem e despeje sobre as bolachas. Cubra com o coco ralado e decore com cerejas.

Rendimento- 8 porções
Tempo de preparo- 40 minutos
Grau de dificuldade- fácil
Custo- R$ 10,30 (variável de acordo com a região)

25 de fev de 2010

BOLINHO DE COCO E LINHAÇA

_____________
Os benefícios da Semente de Linhaça
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.
Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
Rejuvenescedor, Baixa de peso, Auxilia no combate a anemia, Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc..., Auxiliar no combate à acne, Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa, Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose; Auxiliar no controle Diabete - da glicemia O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes: Vitalidade Física, Sistema Digestivo, Sistema Nervoso, Doenças Inflamatórias, Retenção de Líquidos, Sistema Imunológico, Sistema Cardiovascular, Funcionamento Intestinal, Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa, Para combater a agressividade e a obesidade, Condições da Pele e do Cabelo.

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:
Valor calórico 43 Kcal - Carboidratos 1 g - Proteínas 2 g - Gorduras totais 3 g - Gorduras Saturadas 0 g - Gorduras Trans 0 g - Fibra alimentar 3 g - Ômega-3 58% - Ômega-6 16 % - Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Vitalidade Física: Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
Baixa de Peso:A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida . Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

Combate ao Cancer:de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.
Condições da Pele e do Cabelo:Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema . Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.
Sistema Digestivo:Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.Lubrifica e regenera a flora intestinal . Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema Nervoso: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta(esquizofrenia). A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores(reanimações naturais) .
Doenças Inflamatórias:O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.

Retenção de Líquidos:O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre àinflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.
Sistema Imunológico:A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.

Sistema Cardiovascular:É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim . O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.

Funcionamento Intestinal:Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

Para combater a agressividade e a obesidade:duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres. 1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água Modo de preparo:Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

Modo de Usar na maioria dos casos: Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.
*

Empadão de Carne


receita deliciosa de empadão de carne pra você
Ingredientes:
500g de batatas
200g de carne de boi, de sua preferência
200g de carne de porco, de sua preferência
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho triturados
1 cebola
2 latas de pomarola
Sal, pimenta a gosto
100 ml de vinho branco.
1 ovo batido para pincelar a superfície

Cozinhe as batatas e faça um purê a seu gosto, reserve.
Corte as carnes em pedaços pequenos. 
Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente a carne e mexa bem para dourar. Junte o vinho e deixe ferver até evaporar o álcool. 
Acrescente o molho de tomate, sal e a pimenta a gosto. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até o molho reduzir pela metade.
Em um refratário, coloque uma camada de purê, outra de carne picada e novamente de purê, pincele a superfície com o ovo batido e levei ao forno até gratinar o empadão de carne e servir a seguir.

*Pode-se substituir as carnes por peixe, presuntos, queijos, frango ou legumes de sua preferência.

*Utilize um vinho de boa qualidade.

*escolha carnes sem muito teor de gorduras.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 50 min
Grau de dificuldade: fácil
Custo: R$ 10,00 (variável de acordo com a região)

receita e foto: Antônia Neves

24 de fev de 2010

BOLINHA DE RICOTA COM MANJERICÃO

 Misture todos os ingredientes, faça bolinhas, passe pala clara batida e, em seguida, pela farinha de rosca. Frite em óleo quente. Escorra em papel absorvente...
Veja toda a receita aqui



20 de fev de 2010

Receita de moqueca Mineira

Receita tradicional de moqueca Mineira

Ingredientes:
1 kg de badejo em filés
4 tomates grandes maduros fatiados
5 batatas médias fatiadas
1 pimentão vermelho e 1 verde fatiados
4 colheres (sopa) de azeite de dendê
200 ml de leite de coco
Caldo de peixe
Pimenta do reino a gosto
Salsa e cebolinha (coentro pra quem gosta)


Arrume numa panela de barro:
1º camada: azeite de dendê, tomate, batata, pimentão e peixe;
2º camada: tomate, peixe, batata, pimentão e azeite.

Cubra com temperos com o  e leite de coco e cozinhe em fogo baixo por 30 min. Sirva a moqueca mineira com arroz branco e pirão.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: fácil
Custo: R$ 26,30 (variável de acordo com a região)

Receita e foto: Raul Carneiro
Todas as receitas testadas.

MAIS RECEITAS: nossasreceitas.com.br



18 de fev de 2010

FARFALLE COM MOLHO DE TOMATE E GORGONZOLA

AMBROSIA

*
Ambrosia, o manjar dos deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega. Era tão poderoso que se um mortal a quem era vetado, a comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal.
É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos. Porém há variáveis. Segundo alguns mitos, se semideuses consumirem exageradamente explodirão em chamas.
Segunda a Mitologia grega era o alimento dos deuses olímpicos enquanto o néctar seria sua bebida, ambos tem fragrância e poderiam ser usados como perfume.

*

BOLO DE COCO

*

9 de fev de 2010

Salmão Grelhado com Molho de Ostras

Receita de salmão preparado com molho de ostras.


Ingredientes:

500g de filés de salmão

Sal e pimenta do reino a gosto

4 colheres (sopa) de molho de ostra

4 colheres (sopa) de água

4 colheres (sopa) de azeite de oliva



Tempere os filés de salmão com sal e pimenta e reserve.

Grelhe os filés, utilizando apenas  azeite e reserve.

À parte, misture o molho de ostra, a água e 2 colheres de sopa de azeite. Leve ao fogo para ferver e regue os filés com esse molho. Sirva em seguida.



Tempo de preparo- 20 minutos

Grau de dificuldade- fácil

Rendimento- 2 porções

Custo- R$ 17,00 (variável de acordo com a região)