Translate

2 de dez de 2008

Desafio Literário


É com enorme prazer que aceito participar deste Desafio Literário, convite enviado por minha amiga Teresa Newman (teretetenacozinha), indicando 3 livros, que tenho comigo desde que os conheci e sempre indico aos amigos. São livros que todos devem ler, por trazerem em si ensinamentos utéis para toda a vida. Ler é ultrapasar fronteiras, descobrir segredos, viajar no pensamento de escritores que jamais serão esquecidos. Para este desafio escolhi:



1. Dante Alighieri
TRECHO "As almas dos orgulhosos cantam o Pai Nosso, como parte da penitência que visa purificá-las através do exercício da humildade."
"Ó Padre nosso que nos Céus estás,não circunscrito, mas em todo o amor,que aos primos entes do teu feito dás,louvado seja o teu Nome e Valorpor toda criatura, à qual aprazrender graças também ao teu Vapor.Bem venha do Teu reino a nós a paz,porque de procurá-la, se dos Céusnão vier mais, nosso engenho é incapaz.Como, de seu querer, os anjos teus fazem, cantando a ti, renúncia pia,o mesmo façam os homens dos seus.Dá-nos hoje o maná de cada dia,que, se faltar neste deserto infido,vi pra trás quem pra frente mais porfia.E como nós o mal que hemos sofridoa cada um perdoamos, tu perdoabenigno, sem cuidar se é merecido.Nossa virtude que preste esboroanão experimentes co' o antigo adversáriomas dele nos liberta, que a aguilhoa.Este rogo, Senhor, que último eu digo,por supérfluo, não é pra o nosso bando, mas pra os que ainda não têm o seu castigo".



2. Sant Exupéry

TRECHO "Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil.
Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste!
Mas tu tens cabelos cor de ouro. Então será maravilhoso quando me tiveres cativado.
O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti.
E eu amarei o barulho do vento no trigo...
— Por favor... cativa-me! - disse a raposa.
— Bem quisera, disse o principezinho. Mas tenho pouco tempo
e amigos a descobrir e coisas a conhecer.
— A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa.
Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo pronto na lojas.
Mas como não existem lojas de amigos, eles não têm mais amigos.
Se tu queres um amigo, cativa-me !


3. Gabriel Garcia Marques

Trecho "Primeiro trouxeram o ímã. Um cigano corpulento, de barba rude e mãos de pardal*, que se apresentou com o nome de Melquíades, fez uma truculenta demonstração pública daquilo que ele mesmo chamava de a oitava maravilha dos sábios alquimistas da Macedônia. Foi de casa em casa arrastando dois lingotes metálicos, e todo o mundo se espantou ao ver que os caldeirões, os tachos, as tenazes e os fogareiros caíam do lugar, e as madeiras estalavam com o desespero dos pregos e dos parafusos tentando se desencravar, e até os objetos perdidos há muito tempo apareciam onde mais tinham sido procurados, e se arrastavam em debandada turbulenta atrás dos ferros mágicos de Melquíades. "As coisas têm vida própria", apregoava o cigano com áspero sotaque, "tudo é questão de despertar a sua alma."
_____ passe adiante este desafio literário_____